Corte puncionado

csm_TruPunch-1000-S05-product-picture_ea

As puncionadeiras são equipamentos utilizados na estampagem de metais que surgiram antes das máquinas laser e conseguiram substituir operações realizadas pelas prensas. As puncionadeiras se mostraram mais flexíveis que seus similares como as prensas, podendo rapidamente cortar a chapa no formato desejado e sem a necessidade de construção de um estampo.

 

O processo de corte de chapas metálicas em puncionadeira pode ser descrito como sendo o processo final ou parcial dependendo do perfil e geometria da peça, pois permite a realização da estampagem de diversas bitolas de chapas, estampagem de furacão de vários perfis, estampagem de perfis e geometria variados de peças, realização de repuxamentos variados e pequenas dobras no caso utilizando ferramentas especiais.

 

As puncionadeiras são utilizadas para execução de cortes e conformação de chapas metálicas e destacam-se por vários aspectos, especialmente pelo grande número de aplicações na manufatura de peças industriais, principalmente as do ramo metalúrgico.